quinta-feira, 30 de junho de 2011

Histórias do Cinema III


"Os filmes de que gostamos têm essa capacidade... Trabalham-nos por dentro quando os vemos e deixam--nos uma cicatriz perpétua, um rasgão que nos tatua a alma para o resto da vida. Para o bem e para o mal eles são os filmes da nossa vida, aqueles que desenham os territórios onde gostamos de nos encontrar/perder." 
http://www.clubeoitoemeio.blogspot.com/

O projecto expositivo Histórias do Cinema é organizado pelo clube de cinema 8 e meio, da Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim e consta de uma mostra anual, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, onde são reunidos trabalhos em formato A5, realizados por convidados de diferentes áreas profissionais. A grande motivação (que de resto se mantém) para a realização da primeira exposição em 2009 foi a angariação de fundos para o Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, um evento realizado a nível nacional, e destinado a todos os estudantes do ensino secundário. Nas edições transactas, foram expostos cerca de 120 trabalhos, todos eles realizados pelos nossos convidados segundo a premissa da exploração visual de um dos filmes da sua predilecção.





Os trabalhos devem ser realizados a partir de um daqueles que se convencionou chamar os “filmes da nossa vida”. São aceites todas as formas de intervenção gráfica e plástica - pintura, desenho, fotografia, colagem, gravura, texto, etc. Os trabalhos devem ser bidimensionais e realizados em suporte A5. Os autores cedem os trabalhos ao Clube 8 e Meio, abdicando da verba de 50 Euros obtida pela hipotética transacção dos mesmos. No caso dos trabalhos não vendidos, o Clube 8 e Meio ficará seu proprietário e procederá ao seu arquivo na Escola secundária Eça de Queirós, utilizando-os em futuras iniciativas. 

Este ano, o clube de cinema 8 e meio prepara a terceira edição das Histórias do Cinema a inaugurar a 8 de Julho, novamente na Galeria da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim.





(um dos) filmes da minha vida: Vai e Vem, o último de João César Monteiro

Vão (vê-lo) e venham. E depois voltem e vejam-no outra vez.




http://www.joaocesarmonteiro.net/?page_id=205&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário